Porque fazer Terapia?

Apesar de toda tecnologia, de estarmos na era da informação, ainda há quem pense que freqüentar consultório psicológico é atestado de loucura. A pessoa somente procura ajuda profissional quando chega no seu limite, ou  quando a sua capacidade de lidar com os desafios se fragiliza, se rompe; quando ela se sente paralisada, sem saída. Quando as dores mentais não são tratadas, problemas comportamentais  e fisicos surgem: "Quando a boca não fala, o corpo fala", aí vem os sintomas: Falta de ar, palpitações, suor, dor de estomago, entre outros.

Penso que estamos em um cotidiano, cada vez mais, desgastante, temos que realizar inúmeras tarefas e, às vezes, nos enganamos fazendo muita coisa ao mesmo tempo, achando que é correto.

A depressão foi considerada a doença do século. O estresse já faz parte do nosso vocabulário. Além disso, temos que enfrentar nossas feridas emocionais e nossos conflitos. Neste sentido, a ajuda terapêutica tem como objetivo o auto-conhecimento e a auto motivação.

O Psicólogo é um profissional habilitado para ajudar o ser humano a lidar melhor consigo mesmo. Está inteiramente disponível a ouvir suas queixas, sem se “misturar” com um paciente. Através de técnicas e de estratégias, onde a ferramenta é a escuta, este profissional se torna um facilitador do processo de solução de conflitos internos.